terça-feira, 24 de setembro de 2013

AFEAL mapeará o setor de esquadrias no país.

Pesquisa de profundidade apontará as características do mercado, como volume de vendas e número de fabricantes

A AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio - prepara estudo inédito no setor, um mapeamento e dimensionamento do mercado nacional de esquadrias. O escopo da pesquisa abrange questões dimensionais como volume de vendas, quantidade de fabricantes, capacidade instalada de produção e prestadores de serviços, empregos diretos e indiretos, entre outros. "O contínuo desenvolvimento de novas tecnologias e a constante melhoria nos processos produtivos são características do setor. O avanço da indústria nacional é notório e o desempenho é similar aos melhores mercados internacionais. Porém, ainda temos muitos desafios pela frente, e não podemos cessar a busca pelo aperfeiçoamento", explica Lucínio Abrantes dos Santos, presidente da AFEAL.

Durante a elaboração do plano estratégico da associação, em 2009, foram estabelecidas diretrizes e, entre os objetivos, ficou definida a constituição do banco de dados do mercado nacional, que vai colaborar para o aumento da competitividade no setor. "O fortalecimento do nosso segmento passa também por conhecermos nosso ‘DNA'. Para tanto, faremos essa ampla pesquisa setorial", afirma Lucínio. O trabalho estará à cargo da IAM&M - Instituto de Assessoria Mercadológica & Mercadométrica -, empresa de consultoria com vasta experiência acumulada na aferição de mais uma centena de mercados.

"O conhecimento do tamanho do mercado de atuação, tendências e segmentações foram as premissas estabelecidas pelo Comitê Mercado da AFEAL na formatação do escopo da pesquisa setorial. Para identificação das tendências dos próximos cinco anos, vamos estudar o consumo por materiais, tipologias, produtos sucedâneos, produtos importados, tecnologia e soluções termoacústicas aplicadas às esquadrias, entre outros fatores", comenta Fernando Rosa, gerente geral da AFEAL e coordenador do projeto.

A previsão é que o resumo executivo do trabalho seja apresentado no final deste ano, no evento de confraternização da AFEAL. "A conclusão do mapeamento do mercado possibilitará a identificação dos drivers, influências e fatores que impactam o ‘negócio esquadrias'. Será uma ferramenta de grande importância para a definição das estratégias de nossas empresas", diz Rosa.


O presidente Lucínio A. dos Santos complementa que somente com a união de esforços será possível alcançar o objetivo estabelecido. "É com grande contentamento que recebemos o apoio de outros membros de nossa cadeia produtiva, como a AFEARJ - entidade setorial de esquadrias de alumínio carioca - e ABAL - Associação Brasileira do Alumínio. Este é o momento de convocar outros atores do mercado para também participarem deste projeto. E, ainda, peço às nossas fontes de dados para colaborarem com informações que estão direta ou indiretamente ligadas à pesquisa, garantindo a todos a confidencialidade das informações coletadas", finaliza.

Fonte:  http://www.afeal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário