segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Custo da Construção Civil fecha 2012 com alta de 7,29%

O CUB reflete a variação mensal das despesas do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil


SÃO PAULO - O preço do material da construção civil paulista fechou 2012 com crescimento de 7,29%, na comparação com 2011. Em dezembro, o indicador teve expansão de 0,04%, no confronto com novembro. É o que indica um levantamento divulgado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), nesta segunda-feira (7).
O CUB (Custo Unitário Básico) reflete a variação mensal das despesas do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil. No ano passado, ele foi de R$ 1.024,77 por metro quadrado.




No ano, o custo das construtoras com materiais de construção teve crescimento de 3,71%. Já os custos com mão de obra cresceram 10,06% e os salários dos engenheiros registram crescimento de 8,09%.
Dezembro
Em relação ao último mês do ano, os dados apontam que os custos das construtoras com materiais de construção apresentaram avanço de 0,09% em comparação a novembro. Já os custos com mão de obra e os salários dos engenheiros indicaram estabilidade no mesmo período.
Em dezembro, dos 41 insumos da construção pesquisados apenas a tinta látex branca PVA e a fechadura tráfego moderado variaram acima do IGP-M do mês, que registrou alta 0,68%.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário